Um ambiente de trabalho sociável é mais alegre e mais produtivo. E se você trabalhar remotamente? Sozinho?

Pois é, a cada dia temos que nos reinventar um pouco. Já se foram os tempos em que a equipe trabalhava toda reunida num só lugar! Hoje cada um trabalha em sua casa, cidade, país, e todos trabalham juntos (mas remotamente!).

Seguem algumas dicas para os trabalhadores remotos tornarem o seu ambiente de trabalho mais sociável, e nada solitário:

  1. Crie uma rotina diária de se comunicar diretamente com pelo menos umas três pessoas pelas redes sociais e uma pessoa pelo telefone ou Skype (com voz e preferencialmente com imagem).
  2. Não deixe de fazer seus exercícios físicos antes de sentar no computador ou se atracar com o celular. Os exercícios são uma forma de nos socializarmos conosco mesmos e/ou com o meio ambiente. Dê preferência a exercícios ao ar livre. Se puder se engajar em atividades em grupo, melhor ainda!
  3. Faça cursos on-line gratuitos e procure interagir o máximo possível com o professor e os outros alunos.
  4. Promova encontros e/ou não deixe de ir a encontros com seus pares. Faz muito bem trocar ideias com quem também trabalha sozinho. Marque um café com um colega ou cliente de vez em quando. Se não der para se deslocar, um belo bate-papo pelo Skype também vale a pena para socializar!

Bom trabalho e boa sorte com essas dicas!!!